sábado, 10 de março de 2012

SP. NOV/2011. Depoimento. Estudante relata tortura na reitoria da USP

São Paulo
08 de novembro de 2011

Estudante de Filosofia da USP conta ter sido torturada durante desocupação da reitoria da USP

O blog Outro Brasil publicou em novembro de 2001 o relato de Rosi, estudante de Filosofia da USP, sobre tortura praticada por policiais na reitoria da Universidade de São Paulo. 

O título da reportagem é: "Rosi conta como foi torturada na USP".

Ela foi uma das 73 pessoas presas durante reintegração de posse do prédio da reitoria, ocupado pelos estudantes uma semana antes.

Segue um trecho do depoimento:

Um deles pegou na minha nuca, bateu várias vezes minha cabeça no chão, na parte do couro cabeludo, para não deixar hematoma. Eu tentava respirar e não conseguia. Aí mordi a mão do PM que tapava minha boca e nariz. Quando fiz isso, eles me falaram: “Ah, então você quer conhecer o porco, você conhece o porco?”.

O porco era uma espécie de bolacha de plástico, um material muito resistente que enfiaram em sua boca. Era um objeto achatado, conta com detalhes a estudante, que a impedia de falar e de respirar pela boca. “Um típico instrumento de tortura, até porque eu tenho dificuldade de respirar pelo nariz”.

Fonte: Outro Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário