sábado, 17 de março de 2012

SP. FEV/2004. Notícias, relatório. Dentista negro é executado por PMs com dois tiros

São Paulo
03 de fevereiro de 2004

Comerciante dá queixa de furto; policiais abordam um dentista negro e o executam

Flávio Ferreira Sant'ana, de 28 anos, morreu executado por policiais militares quando voltava, com sua namorada, do aeroporto de Guarulhos. Um comerciante do bairro Santana denunciara um furto. Os policiais abordaram Sant'ana e o mataram com dois tiros. 

O caso foi um dos mais comentados em 2004. Motivou forte campanha contra o racismo. Quarenta entidades se mobilizaram para o julgamento. O Observatório das Violências Policiais, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), resumiu o caso no item "Execuções Sumárias".

Segue um trecho significativo:

- Segundo os policiais, em um primeiro momento o comerciante teria reconhecido o ladrão e apenas depois de ver o corpo declarou ter se enganado. Os policiais envolvidos no crime - um tenente, um cabo e cinco soldados ameaçaram o comerciante caso ele insistisse em declarar que o morto não era o ladrão - forjaram a versão de que o assassinato tinha sido cometido por ter Flávio reagido com arma de fogo. Foi o que declararam no Boletim de Ocorrência feito no 13º Distrito Policial.

Este é um caso em que houve punição. o tenente e dois soldados foram condenados por 17 anos e meio de prisão por homicídio duplamente qualificado, fraude processual e porte ilegal de armas. O cabo foi condenado a sete anos e meio, por fraude processual e porte ilegal de armas.

Fonte: Observatório das Violências Policiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário