sábado, 10 de março de 2012

SP. FEV/2012. Vídeo, depoimentos. Estudantes descrevem machismo, racismo e violências

São Paulo
19 de fevereiro de 2012

Estudantes presas na USP contam com detalhes como foram tratadas por policiais civis e militares

O blog Outro Brasil ouviu cada uma das seis estudantes presas - com mais seis homens - no domingo de carnaval, na Cidade Universitária. A Polícia Militar realizou reintegração de posse no bloco G, ocupado por estudantes desde 2010. O local era conhecido como Moradia Retomada.

Uma das estudantes estava grávida. Foi carregada por policiais numa cadeira até o ônibus:


Outra estudante foi presa indevidamente: ela tem somente 16 anos. Ficou em cela comum, como as demais, durante algumas horas. Sem Conselheiro Tutelar, assistente social etc. Ariel de Castro Alves, da OAB, apontou a prática de vários crimes por policiais: "Menor presa na USP: representante da OAB diz que houve abuso e crimes".

Os relatos das estudantes apontam condições péssimas das celas da delegacia. Até a estudante grávida foi colocada num local com cheiro de fezes e creolina. Os relatos também apontam machismo e racismo.

A reportagem foi publicada com o seguinte título: "Seis presas na USP relatam racismo, sexismo e violências policiais".

Segue também entrevista com a adolescente: "Adolescente de 16 anos estava entre doze presos na USP".

Uma das presas, Aline Camoles, também fez um relato específico: "Disseram-nos que estavam nos levando para Auschwitz".

Durante a reintegração, o comandante da operação ficou incomodado com as perguntas do repórter. "Major da PM diz que presença de blogueiro será 'relatada'"
 

Dias depois, o jornalista responsável pelo portal da polícia paulista ofendeu o repórter, em um grupo de jornalistas no Facebook. Ele também descreveu as celas onde ficaram as presas como um "jardim de inverno": "Secretaria de Segurança xinga jornalista e descreve celas de presas na USP como 'jardim de inverno'".
 

Fonte: Outro Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário